“Os 8 P’s de Marketing Digital”
O modelo 8 P’s baseia-se em explorar de forma sinérgica as melhores ferramentas que a internet oferece hoje para o mercado com o objetivo de estruturar sistematicamente o que atualmente é feito de forma empírica e amadora pela maior parte das empresas.

1º P: Pesquisa

Nesse primeiro P, mostrarei a pesquisa realizada para levantar os hábitos de busca dos usuários descobrir o que as pessoas buscam no Google é descobrir quais as intenções compra do mercado e as próprias motivações dos consumidores. Essa pesquisa permite traçar um perfil bem preciso do público-alvo para saber, como alcançá-lo de maneira mais efetiva.

Também mostro a pesquisa sobre o público-alvo em blogs, fóruns e redes sociais para entender suas necessidades e desejos. Após cruzar as duas informações, traçamos um perfil preciso do consumidor com relação as suas buscas e estaremos prontos para o próximo P.

2º P: Planejamento

Na metodologia, o 2ºP é o próprio planejamento de marketing digital que tem em mãos. É importante que este projeto seja validado e aprovado, para ser uma diretriz para todos os envolvidos em sua implementação. Mudanças após a aprovação deste projeto ficarão por conta de pequenos ajustes e deverão ser conversadas entre ambas as partes.

O documento que tem em mãos irá auxiliar toda a equipe quanto ao passo a passo das ações de marketing digital.

3º P: Produção

Essa parte explicará como será a fase de desenvolvimento do site. Nessa etapa transformamos o planejamento em algo tangível e visível para o mercado – a plataforma do site. Nessa etapa apresentarei todo o detalhamento para o desenvolvimento da plataforma, desde o escopo do wireframe do site, até seu layout e escopo.

É importante que o projeto do site seja aprovado de forma definitiva para que o site posteriormente siga suas diretrizes e não haja mudanças ao longo da produção, o que evita o retrabalho e minimiza os problemas com prazo.

4º P: Publicação

A publicação de conteúdo é dividida em três etapas:

– Conteúdo no site, antes do site ser publicado (conteúdo institucional, conteúdo persuasivo para vendas misturando conteúdo e propaganda);

– Publicação de conteúdo em outros sites (como YouTube, SlideShare e outros).

Publicação contínua de conteúdo no próprio site, principalmente para melhorar o posicionamento no Google;

A veiculação de conteúdos, não só no próprio site da empresa, mas também em sites colaborativos – os sites ícones da web 2.0 – é de importância vital para que sua empresa tenha sua marca difundida por toda a web gerando credibilidade e presença na web.

5º P: Promoção

Dependendo dos objetivos de marketing da empresa, a etapa da promoção é muito importante para gerar “buzz” no mercado. (Buzz marketing é um termo que significa uma forma de realizar um marketing). São essas ações que geram resultados de venda a curto prazo e com maior credibilidade.

O 5ºP discutirá quais as ações de comunicação que a empresa deverá fazer para divulgar a sua marca, sempre em conjunto com o 6ºP para que a marca seja viralizada por meio de campanhas com um viés cooperativo maior do que seu caráter competitivo.

6º P: Propagação

Uma vez que a empresa tem conteúdo relevante para o consumidor, que foi gerado no 4º P, e ações promocionais, desenvolvidas no 5º P, é importante propagar tais atividades em redes sociais, fóruns, blog e afins além de fazer com que as ações do 5ºP sejam divulgadas pessoa a pessoa de diversas maneiras de divulgar sua marca pela web se aproveitando o alto Grau de Atividade do Consumidor – o consumidor atuando como vendedor da marca.

7º P: Personalização

A empresa deve, não somente atrair continuamente novos clientes, mas vender cada vez mais para clientes antigos, através do marketing de relacionamento via web, fidelizando e vendendo mais produtos e serviços para clientes que já conhecem a empresa.

O 7ºP mostra como que o cliente deverá fazer campanhas de e-mail marketing para fidelizar clientes e se relacionar com eles de forma contínua.

8º P: Precisão

A maior vantagem da internet é a capacidade de mensuração de resultados de toda e qualquer ação realizada. A partir do momento que sua empresa começar a mensurar tais resultados, conhecerá melhor o público-alvo e volta-se para o primeiro passo melhorando, a cada ciclo, as ações dos outros P´s.

O 8ºP mostra ao cliente o que deve mensurar continuamente e quais os resultados esperados, nos baseando nas pesquisas feitas no 1ºP, principalmente com relação a volume de buscas de palavras-chave no Google.

Caso a sua empresa queira contratar a continuidade desse trabalho, terá um relatório mensal de posicionamento de cada uma de suas palavras-chave no Google, além do número de visitantes no site (em comparação com o mês anterior) e outros dados relevantes que serão apresentados a cada 30 dias (a partir dos primeiros 30 dias do site no ar).

laplap (1)

Precisando de Ajuda?

Desde 2002 gerando resultados com campanhas Ads

+
Clientes atendidos
+ M
em investimentos em ADS
+ anos
operando com gestão de tráfego.

Alguns Cases

Opinião de alguns Clientes

Precisando de ajuda?