Conseguir crescer as vendas de um e-commerce pode ser desafiador com a qualidade de concorrentes em constante crescimento. Uma ótima alternativa para se destacar e chegar até novos consumidores é investir em tráfego pago.

Com o uso mais constante da internet para tudo, as pessoas a usam cada vez mais para comprar e buscar informações sobre produtos. Investindo nos canais certos, seu e-commerce poderá chegar até muito mais clientes potenciais e aumentar as vendas rapidamente.

Confira esse conteúdo para entender melhor como uma gestão de tráfego pago é essencial para as lojas virtuais alcançarem bons resultados!

Por que tráfego pago é importante para e-commerces?

Se você ainda não investe em tráfego pago, pode ter certa dificuldade no que consiste esse conceito. O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital que pode ajudar a trazer mais público para seus canais de comunicação, seja nas redes sociais ou diretamente para sua loja virtual.

Ele atinge a audiência ideal (seu público-alvo) através de segmentações conforme as características das pessoas que podem se interessar pela sua marca e seus produtos. Com isso, é possível criar anúncios pagos que serão exibidos em diversos canais de comunicação na internet, seja nas redes sociais, em sites que ela visita ou no próprio Google.

Ainda que o tráfego orgânico (acessos espontâneos aos canais de venda) também seja importante, o tráfego pago é essencial para acelerar seu crescimento, visibilidade e suas vendas na internet, tornando sua marca relevante e conhecida entre o público-alvo.

Confira abaixo as principais ferramentas, que quando administradas por um profissional experiente no assunto, podem ajudar seu e-commerce a prosperar nas vendas.

Como funciona o Facebook Ads?

Facebook Ads é um sistema da empresa Meta (dona do Instagram, Facebook, WhatsApp e outros sites) que permite um gerenciamento completo para realizar ações de tráfego pago através do uso de mídias e anúncios segmentados para que as empresas anunciem no Facebook usando diversas opções.

Isso pode ser feito através de posts patrocinados que aparecem na timeline dos usuários, formulários, stories e banners exibidos dentro da plataforma, seja usando o navegador ou o app da rede social.

Ela permite aumentar o alcance de seu negócio quando campanhas são programadas corretamente, considerando o público desejado, a linguagem ideal e outras diversas configurações de verba e exibição dentro da rede social.

Tanto no Facebook, quanto no Instagram, ainda que exista a opção simplificada para “impulsionar posts”, essa opção não funciona como a melhor maneira de realizar ações de tráfego pago, já que é uma forma amadora e sem critérios para atingir pessoas que nem sempre possuem interesse em seu produto.

Assim, utilizar o Facebook Ads através da plataforma da Meta Business é a melhor opção para quem deseja usar estratégias que realmente surtirão o efeito desejado. Ela atrai o público ideal, prende a atenção da audiência e ainda oferece ferramentas para analisar os resultados, permitindo que as campanhas sejam melhoradas conforme você anuncia.

O que é o Instagram Ads?

O Instagram Ads também é uma ferramenta acessada pela Meta Business e conta com as mesmas mecânicas que descrevemos no tópico anterior, onde se realizar o gerenciamento de anúncios que serão divulgados dentro do Instagram.

Aqui também é possível restringir a exibição dos anúncios para um público específico, considerando localidade, seus interesses, nichos, idade e dezenas de outros aspectos. Tanto aqui quanto no Facebook Ads, a ferramenta Meta Business oferece a opção de monitorar os anúncios, facilitando os ajustes necessários para aumentar os resultados esperados.

O Instagram Ads oferece várias opções para realizar tráfego pago para seu perfil na rede social, ou diretamente para seu e-commerce. Os formatos disponíveis hoje são:

    • Anúncios de vídeo no feed e nos stories;
    • Anúncios em tela de experiência instantânea;
    • Anúncios usando imagens no feed e nos stories;
    • Carrosséis personalizados com fotos e links de produtos.

Entendendo o Google Ads

Ainda que o nome remeta somente ao buscador, o Google Ads é uma das ferramentas mais completas e mais usadas para gerar tráfego pago na internet. Só em 2019, a receita com publicidade da ferramenta chegou em U$ 134 bilhões de dólares, mantendo a liderança global entre as outras opções.

De forma bem simplificada, usando essa ferramenta é possível ganhar mais destaque na internet, e não só no buscador da empresa, mas em muitos outros canais! Assim como nas outras ferramentas, os anúncios são exibidos considerando as características e comportamentos do seu público, garantindo uma audiência qualificada e que terá interesse no que você vende.

Abaixo destacamos os 4 principais modos de anunciar no Google Ads, conforme a própria empresa explica:

    • Anúncios na rede de pesquisa: exibidos nos resultados de busca como link patrocinado, considera palavras-chave e a tecnologia dos algoritmos da empresa;
    • Anúncios na rede display: são banners mostrados em cerca de 2 milhões de sites, páginas notícias, apps e outros, alcançando cerca de 90% das pessoas do mundo;
    • Anúncios no YouTube: em imagem ou vídeo, sua marca será mostrada na maior plataforma de vídeo do mundo, seja em banners ou durante a exibição dos vídeos;
    • Anúncios de aplicativos: focados para empresas que possuem apps e desejam aumentar seu alcance, podendo segmentar até mesmo entre os aparelhos que eles usam.

TikTok Ads: a novidade do mercado

TikTok Ads Manager é outra ferramenta que possibilita inúmeras formas de anunciar dentro da rede social, uma das mais populares e que mais cresceram nos últimos anos. Da mesma maneira que nas outras opções, é possível segmentar seus anúncios considerando o público global, selecionando suas características ideais.

Você poderá direcionar tráfego para seu site, anunciar em todos apps do TikTok (plataformas de entretenimento, notícias e outros), escolher entre diferentes formatos de anúncio e utilizar ferramentas internas para monitorar os resultados e realizar os ajustes necessários.

Para realizar uma boa gestão de tráfego pago, como comentamos, é essencial que o trabalho seja feito por um profissional experiente no assunto. Isso irá garantir a melhor performance possível de seus anúncios, já que conhecer as ferramentas e como elas funcionam é essencial para atingir suas metas e poupar o dinheiro investido.

Conheça o Maurício Muela, profissional expert em gestão de tráfego pago e orgânico com 19 anos de experiência no segmento.

Seu trabalho tem foco em e-commerces B2B e B2C através de inúmeros serviços para gerar visibilidade par sua marca e aumentar suas vendas. Conheça todos os serviços disponíveis e entre em contato para fazer um orçamento sem compromisso!

Escreva sua opinião

Depoimentos

dos nossos amigos e clientes.

Precisa de uma solução personalizada?

Eu posso colaborar para suas estratégias de gestão de tráfego pago ou orgânico.

Entre em contato