Ganhar dinheiro na internet nunca foi um assunto tão comentado como é nos dias de hoje. Se há profissionais autônomos lucrando com isto, por que não colocar a sua empresa online, lucrar ainda mais e se tornar referência no segmento de Pet Shop da região ou em esfera nacional?

O marketing digital (gestão de tráfego) para clínicas veterinárias e pet shops tornou-se um investimento essencial e quase obrigatório para as empresas que desejam crescer, aparecer diante de tanta concorrência e valorizar os serviços e produtos da empresa.

Números do IBGE

O segmento pet vem crescendo numa grande proporção nos últimos tempos, pois o número de animais domésticos nos lares aumenta a cada ano. Segundo a Pesquisa Nacional da Saúde, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há cerca de setenta e quatro milhões de animais domésticos, seria o equivalente a um pet a cada quatro pessoas, e a proporção de negócios que abrem neste segmento aumenta devido à procura.

Diante destes números, é necessário preocupar-se em destacar-se no mercado, aumentar a visibilidade da clínica e o pet shop e oferecer mais do que simplesmente uma loja física que atende um pequeno número de clientes, se comparado a uma loja online, que alcança o país inteiro.

A realidade atual de quem trabalha com empreendedorismo é: quem se deixa cai no esquecimento infelizmente fica fora da escolha dos clientes e perde para o concorrente que, sabiamente, decidiu investir em marketing digital (gestão de tráfego pago e orgânico).

Funciona como uma forma muito prática de pensar: se você possui uma empresa em meio a tantas parecidas com a sua, com os mesmos serviços e produtos, será preciso destacar-se de alguma maneira, seja oferecendo um serviço diferenciado, produtos novos e criativos, atualizando constantemente o conhecimento dos profissionais e funcionários, e principalmente investindo em marketing digital (gestão de tráfego).

Para que serve o então o marketing digital (gestão de tráfego)?

O profissional que oferece esse tipo de serviço precisa entender primeiramente o negócio e realizar um briefing, ou seja, mapear todo o contexto da clínica veterinária e do pet shop para fazer um estudo sobre o que funciona e o que não funciona para cada tipo de cliente. Muita gente acha que basta somente criar uma página no Instagram, Facebook, TikTok ou fazer uma campanha no Google Ads e os problemas serão resolvidos. Nada disso! É melhor contratar pessoas que possuem conhecimento específico e façam de fato um trabalho bacana para você conquistar seus clientes e aumentar a visibilidade da empresa.

Um trabalho bacana de marketing digital (gestão de tráfego) para pet shop e clínicas veterinárias consiste em criação de conteúdo de qualidade, é direcionado para um público que gosta de animais e deseja ter acesso à conteúdos exclusivos sobre isso. Além disso, o relacionamento digital com os internautas das redes sociais, o conhecimento de métricas e mídias e que traga de fato resultados mais eficazes para seus clientes, são características relevantes para o cliente.

O que acontece é um excesso de informação na internet, e o marketing digital (gestão de tráfego pago e orgânico) é uma área complexa, que exige estudo e fundamento para suas ações e intervenções. Então, é melhor não correr riscos, e buscar um serviço excelente que te faça destacar neste mercado tão concorrido e procurado.

Algumas ferramentas auxiliam neste processo de marketing digital (gestão de tráfego). A presença na internet tornou-se hoje uma obrigação para qualquer negócio, seja ele pet shop, clínica veterinária, restaurante, hotel, enfim, qualquer empresa que se importe com seus clientes fidelizados e que deseja aumentar este número e manter a confiabilidade no seu segmento.

O Google Ads, por exemplo, vai colocar a sua empresa nas preferências de busca do Google, dependendo do plano que você escolher e o quanto está disposto a gastar. Ela é conhecida como um sistema de links patrocinados, que oferece opções para o empreendimento realizar campanhas, que podem ser até sazonais dependendo da frequência de postagens e das intenções delas.

A ferramenta oferece vários tipos de campanhas e a maioria faz bastante sucesso para os marqueteiros digitais no mercado, trazendo vantagens para as empresas. Mas, como todo recurso de marketing digital, os pet shops e as clínicas vão receber um direcionamento com dicas do que é melhor para o funcionamento correto das redes e estabelece critérios para a otimização desta ferramenta.

É preciso traçar objetivos, pois há uma proporção ideal e suficiente para os resultados darem certo, Não é legal fazer um esforço excessivo e inútil, pois ninguém gosta de jogar dinheiro fora, não é mesmo? É necessário realizar cálculos precisos para conseguir o aumento de vendas e público. A campanha feita no Google Ads tem que ser objetiva e clara, que diga qual é o seu produto e por que ele vai oferecer vantagens para os clientes. Como esta ferramenta oferece um grande número de informações sobre o fluxo de resultados das campanhas, use e abuse do recurso.

Google Analytics

O tal Google Analytics, fará você entender e conhecer os seus clientes, seu público que procura o pet shop na internet e muito mais. Para toda e qualquer ferramenta é importante estudar a concorrência e a presença digital dela, observar os anúncios, quais redes sociais elas usam e o que você pode fazer de diferente.

Outro detalhe importante sobre marketing digital é o cuidado que se deve ter no uso das palavras. Você já deve ter ouvido falar recorrentemente sobre palavras-chave na internet, e elas estão aí, presentes nas ferramentas para te ajudar a alcançar melhores resultados. Use sempre (mas sempre mesmo) palavras direcionadas para a clínica veterinária e o pet shop, como o próprio nome do estabelecimento ou produtos que são vendidos, serviços que são oferecidos, entre outros detalhes, para que o internauta caia no local certo e não se arrependa de ter clicado no seu site ou rede social, e não ter encontrado o que procurava. Após todas estas informações, fique ligado nos resultados.

Pergunte-se sempre, após todas as campanhas feitas no Google Ads: isso me trouxe benefício? Assim fica mais fácil acertar mais do que errar nas próximas táticas de marketing digital (gestão de tráfego).

SEO – Gestão de tráfego orgânico (Search Engine Optimization)

O termo SEO (do inglês: Search Engine Optimization) com a tradução literal obtemos “otimização de mecanismos de busca” pode causar muito estranhamento no início e pode parecer algo difícil de entender, mas é outra ferramenta disponível no marketing empresarial (gestão de tráfego orgânico).

Os profissionais utilizam dela para otimizar os mecanismos e motores de busca na internet, e o resultado final desejado é um melhor posicionamento do seu site profissional na plataforma online (Google) e, também, a garantia um bom posicionamento diante da concorrência. As buscas orgânicas irão demonstrar a relevância do site para a própria internet, facilitando no momento de fazer a escolha do recurso que melhor atenderá ao pet shop e a clínica veterinária.

Mídias Sociais – Instagram, Facebook e TikTok

Falando sobre outra ferramenta importantíssima no marketing digital (gestão de tráfego), as páginas e perfis empresariais do Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn, Waze Ads  são criadas diariamente, mas na maioria das vezes, por leigos. Como já foi dito anteriormente, apenas profissionais do marketing é que possuem os recursos certos para o funcionamento correto do seu investimento. Antes de sair postando aleatoriamente, é preciso ter um filtro de informações e criação de conteúdo, pois é necessário conquistar o público e fidelizar os clientes atuais.

Hoje o Instagram, Facebook e TikTok facilitou o entendimento de todos com relação aos resultados que ele retorna para as empresas cadastradas. Muitas regras mudaram ao longo do tempo, mas os gráficos e métricas disponibilizados são uma forma direta de dizer “isso funciona, e isso não funciona”, baseado nos números e cálculos que ele faz na entrega das postagens.

Obter conhecimento, até mesmo sobre os horários de pico na internet, e principalmente do seu público alvo é um detalhe que importa tanto quanto o conteúdo das postagens, pois neste controle, o resultado eficaz virá com mais rapidez e as curtidas e compartilhamentos vão fazer o seu negócio decolar.

O melhor recurso do Instagram e Facebook para conseguir seguidores e amigos na página e perfil da empresa é impulsionar anúncios. Este recurso serve, também, para criar interesse em campanhas sazonais, por exemplo em promoções e ofertas da loja, seja ela física ou online. Ou para um lançamento de um novo produto. O investimento não precisa ser muito alto e os resultados são excelentes. É possível especificar o público que verá seu anúncio, a idade, região, tudo para direcionar a postagem para o alcance ideal.

Site e Blog empresariais

Os sites empresariais funcionam bastante como o ponto final de encontro de todas as redes e todo o investimento feito em marketing digital (gestão de tráfego), pois os links e conteúdos sempre voltarão para esta plataforma.

Muitos pet shops utilizam o site (E-commerce) como um local de vendas, o que agrega muito à credibilidade da sua empresa, pois a loja física continuará a ser frequentada, e as vendas online funcionarão como um suporte adicional de serviço para os seus clientes. Vender produtos fofos, diferentes e com o nome do seu estabelecimento é uma tática genial, pois disponibiliza produtos personalizados, que serão utilizados nos pets e irão para postagens na internet, fotos, vídeos, e vai jogar mais clientes para sua página à procura daqueles produtos.

Pedir para os internautas usarem o nome da sua empresa e hashtags (o famoso ‘#’) fará a marca da empresa se tornar mais conhecida e procurada. Parece algo abstrato, mas a verdade é que todo recurso do marketing possui um fundamento, que inclui também cálculos precisos para chegar sempre ao lugar certo. Marketing digital (gestão de tráfego) não é achismo, é na verdade uma área exata, por este motivo tem a certeza dos resultados a médio e longo prazo.

Algumas perguntas são estratégias de percepção e estudo

Falando sobre isto, a melhor forma de entender o seu público é se colocando no lugar dele. Algumas perguntas são estratégias de percepção e estudo.

Se eu estou atrás de um serviço de pet shop, onde procuraria?

Qual palavra digitaria para buscar o que procuro?

Qual conteúdo eu gostaria de ver numa segunda de manhã, e qual eu gostaria numa sexta-feira de noite?

Utilizaria o mecanismo Google para pesquisa ou somente no Instagram e Facebook?

Enfim, são questões que norteiam o interesse em geral, o que normalmente parece ser muito simples, mas como muitas outras áreas na internet, o simples funciona melhor do que o complexo. Seja conciso na sua mensagem, estabeleça uma linguagem criativa e dinâmica, converse com seus clientes, e o mais importante: estude o que a concorrência está fazendo. Esteja sempre à frente, produza o novo, surpreenda saindo do óbvio.

Dicas úteis

Acompanhar o que acontece na internet, ver os vídeos e imagens que bombam, atualizar conhecimento e notícias também são uma ótima estratégia. Não se preocupe em buscar referências, pois muitas vezes uma ótima ideia surge de conteúdos já produzidos, mas busque sempre algo criativo.

Estas dicas servem para uma conversa entre o profissional do marketing (gestor de tráfego) e você. Lembre-se que quem possui a maior quantidade de conhecimento sobre a sua área é você. Então, forneça dicas, materiais de qualidade e confiança para criar interesse no público internauta, e estabelecer também um nível de profissionalismo para transmitir a mensagem. Deixe que uma agência especializada ou um consultor de negócios digitais agregue seus conhecimentos aos de marketing.

Planejamento estratégico

Um planejamento estratégico e indicações para caminhos corretos na construção da sua empresa online, pode oferecer mais retorno do que você imagina. Investir em marketing digital (gestão de tráfego) para clínicas veterinárias e pet shops é uma etapa fundamental. Em resumo, quanto mais o empreendimento aparece, melhores serão os resultados.

É impossível alcançar reconhecimento sem divulgação, e os seus clientes atuais e os futuros desejam ver o que você tem a oferecer, então mostre tanto na internet quanto fora dela. Acredite, o marketing digital (gestão de tráfego) é o passo necessário para o sucesso do seu negócio.

As empresas que estão tanto no início quanto há muito tempo no mercado precisam deste suporte. Para cada uma, o estudo será completo e oferecerá uma abordagem com cautela, buscando opções ideais, mas também de acordo com o gosto do cliente. Dizer que somente uma coisa funcionará é um erro, então estudar as possibilidades e testar não faz mal.

Já pensou contar com todos estes recursos para o seu negócio?  Estamos preparados para ouvir e entender o que a sua empresa precisa e qual a melhor saída para os seus problemas. Nosso diferencial é a confiança, o custo financeiro e toda a bagagem de conhecimento técnico em marketing digital (gestão de tráfego), (estou desde 2002 no segmento digital) uma área relativamente nova no mercado da publicidade, mas que já provou ser a mais eficiente para fazer da sua clínica veterinária e pet shop um espaço humano e sustentável, que busca a satisfação dos seus clientes e também dos pets.

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