O que faz um Gestor de Tráfego Pago

O gestor de tráfego tem como objetivo gerenciar, gerar, organizar e melhorar o tráfego pago e orgânico da sua empresa…

1 de outubro de 2020 por Maurício Muela

Entenda as principais funções do gestor de tráfego pago, e como este profissional pode ajudar seus negócios.

 

 

O gestor de tráfego tem como objetivo gerenciar, gerar, organizar e melhorar o tráfego pago e orgânico da sua empresa, e para isso ele vai precisar utilizar diversas ferramentas. estas ferramentas tem como função o gerenciamento e análise do seu negócio.

 

 

Google Ads, com esta ferramenta incrível é possível abordar seu cliente de diversas formas.

 

 

 

Links Patrocinados

Eles são muito importante para as estratégias de pesquisa. Como você imagina todas as pessoas que desejam contratar um serviço ou comprar um produto pesquisam no Google em busca de informação, os links patrocinados, como o nome já diz, você paga por clique (CPC).

O gestor de tráfego deve ter conhecimento suficiente para organizar, otimizar e trazer os resultados que você precisa. Acima de tudo, é necessário utilizar os sites links, ações de chamada, etc.

Como seria de sempre que um possível cliente (lead) realizasse uma busca pelos produtos ou serviços que você oferece ele encontrasse um anúncio da sua empresa no Google.

 

Rede de Display do Google

 

São anúncios gráficos exibidos na rede de parceiros do Google. O que é a rede de parceiros? São os sites, blogs, lojas virtuais, aplicativos, vídeos do Youtube, ou qualquer outra canal que faça uso do Google Adsense(esta plataforma paga um determinado valor para as empresas que exibem os anúncios). E o Google possui uma rede de parceiros gigante.

Como o gestor de tráfego vai utilizar isso ao seu favor? O gestor de tráfego vai selecionar os canais, o público, etc, através da ferramenta do Google Ads.

Agora quero que você imagine um banner do seu produto sendo exibido sempre para que um possível cliente (lead) esteja navegando pelos sites que ele mais gosta, sim isso é possível.

Por exemplo: Você vende produtos para Pet, ou tem uma clinica veterinária, e passamos exibir seus anúncios no canais relacionados para os amantes de animais.

Google Shopping / Google Merchant Center

Sabe aqueles anúncios com as fotos dos produtos, preços e a descrição?

Para criar estes anúncios o gestor de tráfego deve dominar duas ferramentas, Google Merchant Center, necessário para subir e validar o feed de produtos da sua loja virtual ou pode fazer isso de forma manual, cadastrando produto por produto, e depois segue para o Google Ads, necessários para criar as campanhas para o público desejado.

Se você tem uma loja virtual e deseja exibir seus anúncios para um grande número de potenciais clientes (leads) este é um ótimo caminho. Em outras palavras, se você não anuncia no Google Shooping está perdendo vendas.

 

 

Campanhas em vídeo

Eu gosto muito de aplicar as campanhas em vídeo para empresas que precisam expor seus produtos ou serviços, que sejam úteis para quem está buscando informações no Youtube e sua rede de parceiros.

 

Metas e subtipos de campanha de vídeo

 

MetaSubtipoRedesFormatos de anúncio
LeadsGerar conversõesVídeos do YouTube, parceiros de vídeo na Rede de DisplayIn-stream pulável
Tráfego do siteGerar conversõesVídeos do YouTube, parceiros de vídeo na Rede de DisplayIn-stream pulável
Consideração de produto e marcaInfluenciar a consideraçãoPesquisa e vídeos do YouTube, parceiros de vídeo na Rede de DisplayIn-stream pulável Video discovery
Shopping (exige uma conta do Google Merchant Center)Vídeos do YouTubeIn-stream pulável
Sequência de anúnciosVídeos do YouTubeIn-stream pulável In-stream não pulável Bumper
Alcance e reconhecimento da marcaIn-stream pulávelVídeos do YouTube, parceiros de vídeo na Rede de DisplayIn-stream pulável
In-stream não pulávelVídeos do YouTube, parceiros de vídeo na Rede de DisplayIn-stream pulável
BumperVídeos do YouTube, parceiros de vídeo na Rede de DisplayBumper
Out-streamParceiros de vídeo na Rede de DisplayOut-stream
Sequência de anúnciosVídeos do YouTubeIn-stream pulável In-stream não pulável Bumper
Nenhuma metaCampanha de vídeo personalizadaPesquisa do YouTube, vídeos do YouTube, parceiros de vídeo na Rede de DisplayIn-stream pulável Video discovery Bumper
Sequência de anúnciosVídeos do YouTubeIn-stream pulável In-stream não pulável Bumper
Material retirado do Google – clique aqui

Em outras palavras, o gestor de tráfego deve dominar as ferramentas do Google Ads, bem como as ferramentas do Facebook e Instagram Ads através do Business, desta forma é possível criar uma estratégia que traga os resultados necessários para cada segmento.

As metas das campanhas basicamente são criadas com objetivos de gerar leads, tráfego para o site ou loja virtual, alcance e reconhecimento da marca, consideração do produto, entre outras opções.

Eu recomendo que para sua estratégia de gestão de tráfego, utilize os serviços do Google, Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Waze. Observe que temos muitas opções e por isso ao contratar um gestor de tráfego ele precisa dominar todas elas.

Caso contrário você vai jogar dinheiro pelo ralo. Gerar tráfego é simples, até a ferramenta de impulsionar resolve isso, agora gerar leads qualificados é outro assunto.

 

 

Campanhas de apps

Muito gente confunde esta ferramenta, ele foi criada exclusivamente para os desenvolvedores de APPs, se você deseja exibir seus anúncios para clientes que estão envolvidos com algum segmento precisa utilizar a rede de display do Google.

Sabe os anúncios em vídeo que visualizamos em jogos, aplicativos de controle financeiro, entre milhares de outros APPs, o gestor de tráfego precisa entender o seu público, e para isso, ele precisa da sua participação.

 

 

 

Facebook Ads

Alguns dizem que o Facebook é a rede Globo das mídias sociais, quando falam isso estão usando como referência o tipo de leads que está trafegando pela rede social, eu já criei centenas de campanhas no Facebook.

Recomendo um bom trabalho para gerar tráfego orgânico, ou seja conteúdo gerado por você mesmo, original e que gere valor para o leads que estão navegando pela rede social.

Tráfego orgânico são os vídeos, fotos, textos e qualquer outro tipo de comunicação que você estabeleça com seu seguidor.

Portanto, o melhor que você pode e deve fazer para melhorar o resultado orgânico: imagine que você tem um Pet Shop, e precisa impactar possíveis clientes, faça vídeos do serviço sendo executado, poste fotos dos donos no momento que estiverem pegando seus pets, colete testemunhos em vídeo se possível ou peça para que o cliente faça a sua avaliação na página.

Isso não custa nada, é relativamente simples de executar e traz um resultado extraordinário.

Para resumir só os usuários que te seguem podem visualizar seu conteúdo, e justamente por isso recomendo a utilização do Business (Gerenciados de Negócios) para gerenciar o tráfego pago.

 

Na gestão de tráfego pago pelo Facebook, vamos criar campanhas com foco em diversos tipos de publico e objetivos. Seguindo com o exemplo do Pet Shop, aqui podemos criar uma campanha com foco em gerar leads, aproveitando o tráfego orgânico para definir o tipo de público que precisamos alcançar.

Se eu puder dar um conselho para você, seria deixa de gastar dinheiro apenas utilizando a função “IMPULSIONAR” do Facebook e utilize o Business, com ele você pode obter resultados muito bons.

 

 

Instagram Ads

No Instagram, semelhante ao Facebook, podemos criar conteúdo orgânico, aquele que você posta (ou paga alguém para fazer isso) ou criamos campanhas pagas para gerar o tráfego desejado.

Para você tem uma ideia, o Instagram tem um rede de 64 bilhões de pessoas só no Brasil. É uma excelente oportunidade para anunciar qualquer tipo de serviços ou produtos.

A minha recomendação é que o conteúdo orgânico que você vai gerar seja algo que apoie a campanha paga, isso pode ser feito da seguinte forma:

Criamos uma campanha paga para oferecer seus serviços de tosa com preço promocional, disparamos isso para o público desejado e selecionado, você então durante o período que a campanha estiver ativa passa então a enviar conteúdo do serviço sendo executado no Pet Shop.

Quando partimos para as campanhas pagas, ou patrocinadas como alguns gostam de falar, podemos realizar a gestão de tráfego utilizando os objetivos para gerar leads para o seu negócio.

O gestor de tráfego deve dominar todos os recursos para entregar o melhor resultado para você, quando criamos uma campanha paga ele necessita de acompanhamento, de ajustes constantes.

 

 

 

Twitter Ads

O que é Twitter Ads?

Simplificando, o Twitter Ads é uma ferramenta que permite que empresas divulguem seus produtos ou serviços para alcançarem o público desejado a partir de conteúdo pago.

O Twitter, foi criado em 2006 e logo se tornou uma ferramenta muito importante e acessada no mundo tudo. Fato que fez com empresas passassem a investir pesado em divulgação através de ferramenta.

Não perca mais tempo, vamos criar anúncios no Twitter Ads para gerar tráfego para o seu negócio. Note que existem diversas formas de alcançar os leads tão desejados e qualificados para sua empresa.

Veja como podemos segmentar as suas campanhas para Twitter Ads por:

 

  • idioma
  • sexo
  • interesses
  • seguidor
  • dispositivo
  • comportamento
  • público personalizado
  • palavras-chave
  • localização geográfica

 

 

A faixa etária presente no Twitter Ads é economicamente mais ativa, não tem sentido você anunciar para quem não quer comprar (ou não tem condições para isso), estes usuários representam 62% do total ativo no Twitter.

São 100 milhões de usuários acessando a rede social diariamente, 37% têm entre 18 e 29 anos e 25% tem de 30 à 49 anos.

Já me perguntaram se pelo fato do Twitter ter em sua rede social menos usuários que o Facebook e Instagram isso poderia sem um problema. A minha opinião é que se aproveitarmos melhor o público qualificado na rede social conseguiremos resultados muito bons.

 

 

LinkedIn Ads

O LinkedIn Ads é uma ferramenta poderosa, com foco no setor B2B. É a maior rede profissional do mundo, anunciar no LinkedIn ajuda empresas de qualquer tamanho a alcançar seus objetivos.

Com o LinkedIn é possível alcançar um público qualificado para o contexto profissional, ou seja B2B. Aqui você encontra os decisores e executivos de compra de uma empresa, bem como de todos os outros setores. Precisa falar com CEO de uma empresa, aqui você tem acesso.

 

Fonte:  Estudo LinkedIn Audience 360; Salesforce Advertising Index Report 2016

O gestor de tráfego, ao definir a estratégia em conjunto com a empresa que deseja expor seus produtos ou serviços, pode combinar critérios de segmentação para a persona ideal, lembre-se aqui você tem poder para alcançar os tomadores de decisões de TI, executivos da alta administração, potenciais alunos, pequenos empresários e muito mais.

 

Dados profissionais reais, geram resultados reais

Os dados do LinkedIn são realmente diferenciados, os usuários não tem motivação para criar um perfil com informações duvidosas, isso ocorre pois elas podem ser facilmente verificadas. Isso permite que as campanhas sejam assertivas e gerem resultados superiores quando comparado com outras redes sociais.

 

Com este pensamento conseguimos obter dados demográficos reais, facilitando o objetivo de alcançar o público certo: cargo, empresa, setor, nível de experiência e muito mais. Se você ainda não utilizou este canal de divulgação certamente está perdendo uma grande fatia do mercado para concorrência.

 

São 660 milhões de usuários no LinkedIn, 180 milhões de influenciadores de nível sênior, 63 milhões de tomadores de decisões e 10 milhões de executivos da alta administração. Expanda seu alcance com o LinkedIn.

 

 

Waze Ads

Ou Waze Businnes como alguns gostam de chamar.

Vou mencionar alguns segmentos que recomendo a utilização, são eles: os restaurantes, lanchonetes, pizzarias, loja de automóveis, centros automotivos, ou qualquer outro segmento que o cliente possa visualizar o seu anúncio quando estiver trafegando pela cidade.

Veja na imagem abaixo alguns formatos de anúncios:

 

 

 

Para resumir

Por exemplo, o gestor de tráfego pago / consultor de marketing digital, tem por obrigação ter conhecimento profundo das ferramentas mencionadas aqui, desta forma ele tem capacidade técnica para promover a sua empresa utilizando as ferramentas corretas no momento em que seus clientes estão procurando os seus serviços ou produtos.

De 2002 até o momento tive a oportunidade de atender diversos tipos de empresas, desde pequenos negócios de família em um bairro do interior, há grandes empresas com e-Commerce com mais de 100 pedidos/dia e faturamento mensal na casa de 2 milhões de reais.

Portanto, tudo que posso afirmar é que sempre tem algo precisando de ajustes, não importa o tamanho do seu negócio, você precisa aparecer da forma correta.

 

Autor: Maurício Muela
Profissional especializado em Marketing Digital, atua no segmento desde 2002, com foco em e-Commerce. Atua como analista em Links Patrocinados e Campanhas de Google Shopping para lojas virtuais com foco em conversão. Especializado em SEO para e-Commerce, buscando aumentar o ROI e diminuir a taxa de rejeição. Especializado em campanhas de Facebook Ads, divulgue os anúncios da sua empresa onde os usuários estão navegando. Profissional especializado e com foco em resultados, já foi proprietário de loja virtual em diversos segmentos do mercado.

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